sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

PROVA 3º ANO - 1º BIMESTRE 2018

PROVA 3º ANO – 1º BIMESTRE 2018

Grande parte da população alega a ausência de atividade física na rotina por falta de tempo, preguiça, custos ou dificuldade de encontrar uma atividade compatível com o estilo de vida. Entretanto, especialistas alertam que o sedentarismo favorece uma série de patologias, além de intensificar problemas de saúde como: hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares e até emocionais. Para tanto, manter uma rotina de atividades aeróbias durante a idade adulta e avançada pode diminuir sintomas de diversas patologias.

1- Qual item abaixo retrata a importância dos exercícios físicos para prevenção e combate de patologias.
(A) A exercício físico contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias.
(B) A prática de atividade física não proporciona benefícios à composição corporal, prejudica a saúde e a qualidade de vida.
(C) A prática de exercícios físicos nunca deve estar vinculadas a hábitos saudáveis e uma alimentação adequada.
(D) O exercício físico aumenta a produção de substâncias que atuam na destruição das células do cérebro.
(E) Exercício físico não tem nada a ver com a qualidade de vida, pois o sedentarismo é algo bom para as pessoas.

2-  Quais dessas patologias que podem ser prevenidas e cuidadas com a prática de exercícios físicos, aliada à adoção de hábitos e um estilo de vida mais saudável:
(A) AIDS, Sífilis, Gonorreia, Candidíase, e outras DSTs.
(B) Diabetes: Pressão Alta: Doenças Cardiovasculares: Osteoporose: Ansiedade:  Alzheimer e Parkinson:
(C) Diabetes: Pressão Alta: AIDS: Osteoporose: Sífilis:  Alzheimer e Parkinson:
(D) Frieira: Catarata: Doenças Cardiovasculares: Osteoporose: Ansiedade:  Alzheimer e Parkinson:
(E) Câncer: Doenças Cardiovasculares: Osteoporose: Ansiedade:  Alzheimer e DST:

HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA
O tênis de mesa teve a sua origem e desenvolvimento na Inglaterra durante a metade do século XIX, era praticado com um passatempo social (FPTM, 2006). A criação do jogo foi atribuída aos oficiais do exército inglês que estavam a serviço na Índia e não conseguiam praticar seu esporte favorito – o tênis – por que o calor era muito intenso, resolveram adaptar o tênis para uma mesa onde podia ser jogado à sombra de árvores (UZORINAC, 2001). As raquetes eram de madeira, papelão ou tripa animal, cobertas por lixas, cortiças, tecido ou borracha.

3-Associe as colunas com suas respectivas respostas.
(A) A MESA     (    ) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical      
                                  e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador,
                                  passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
(B) A REDE      (    ) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor escura e
                                fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.
(C) A BOLA      (    ) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,
                                   devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
(D) A RAQUETE (    ) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca,
                                    pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.
(E) O SAQUE      (    ) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma
                                    espessura máxima de 2mm à 4mm.

A sequência correta da coluna:  (Questão 3)
(A) A-B-C-D-E
(B) A-C-B-D-E
(C) E-A-B-C-D
(D) E-B-A-C-D
(E) E-C-B-D-A

4- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras as erradas.
(    ) Errar o saque.
(    ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.
(    ) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
(    ) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
(    ) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.


Sequência correta da questão 4 é:
(A) C-C-E-E-C
(B) C-C-E-C-C
(C) C-E-C-C-C
(D) C-C-C-C-C
(E) E-E-E-E-E

5- Quais dos fundamentos abaixo são do tênis de mesa.
(A) Manchete; saque; empunhadura estilo clássico; empunhadura estilo caneteiro.
(B) Chute; Efeito; saque; empunhadura estilo clássico e caneteiro;
(C) Enterrada; saque; empunhadura estilo clássico; empunhadura estilo caneteiro.
(D) Bandeja; saque; empunhadura estilo clássico; empunhadura estilo caneteiro.
(E)
Efeitos; saque; empunhadura estilo clássico; empunhadura estilo caneteiro.

6-Como se constitui uma partida no tênis de mesa.
(A) Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 (dois) pontos consecutivos primeiro.
(B) Constitui-se em sets de 25 (vinte e cinco) pontos, Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 (dois) pontos consecutivos primeiro.
(C) Constitui-se em dois tempos de 20 (vinte) minutos, com intervalo de 15 (quinze) minutos.
(D) Constitui-se na melhor de 5 (cinco) sets, sendo os 4 (quatro) primeiros sets de 25 (vinte e cinco) pontos e o último set com 15 (quinze) pontos.
(E) Constitui-se em dois tempos de 45 (quarenta e cinco) minutos com intervalo de 15 (quinze) minutos.

7- Os principais métodos de ensino aplicados ao tênis de mesa são:
(A) O método futebolístico; o método alemão; o método sueco.
(B) O método japonês; o método Tocantins; o método sueco.
(C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.
(D) O método japonês; o método paraguaio; o método sueco.
(E) O método uruguaio; o método brasileiro; o método sueco.

8-Sobre o método japonês podemos afirmar:
(A) O método japonês é utilizado somente no Japão.
(B) O método Japonês é proibido nas olimpíadas por ser muito violento.
(C) O método Japonês é baseado na improvisação, na indisciplina e não tem técnica nenhuma.
(D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.
(E) O método Japonês foi criado no Brasil.

Fonte para pesquisar: esportecastroalves.blogspot.com.br

15 comentários:

  1. CEM CASTRO ALVES
    PROF: MÁCIO RICARDO
    ALUNO; KELBE RIBEIRO CASTRO
    TURMA:33;09 DISCIPLINA: ED.FISICA

    QUESTÃO (01)
    (A) A exercício físico contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias.

    QUESTÃO (02)
    (B) Diabetes: Pressão Alta: Doenças Cardiovasculares: Osteoporose: Ansiedade: Alzheimer e Parkinson


    QUESTÃO (03)
    (A) A MESA (E) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical
    e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador,
    passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
    (B) A REDE (A) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor escura e
    fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.
    (C) A BOLA (B) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,
    devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
    (D) A RAQUETE (C) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca,
    pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.
    (E) O SAQUE (D) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma
    espessura máxima de 2mm à 4mm.

    QUESTÃO (04)
    (C ) Errar o saque.
    (C ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.
    (C ) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
    (C ) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
    (C ) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.

    QUESTÃO (05)
    (A) Efeitos; saque; empunhadura estilo clássico; empunhadura estilo caneteiro.

    QUESTÃO (06)
    (B) Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 (dois) pontos consecutivos primeiro.

    QUESTÃO (07)
    (C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.

    QUESTÃO (08)

    (D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

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  2. CEM CASTRO ALVES
    PROF: MÁCIO RICARDO
    ALUNO: MANRIK GENÀRIO FRANÇA COSTA
    TURMA:33;09 DISCIPLINA: ED.FISICA

    QUESTÃO (01)
    (A) A exercício físico contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias.

    QUESTÃO (02)
    (B) Diabetes: Pressão Alta: Doenças Cardiovasculares: Osteoporose: Ansiedade: Alzheimer e Parkinson


    QUESTÃO (03)
    (A) A MESA (E) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical
    e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador,
    passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
    (B) A REDE (A) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor escura e
    fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.
    (C) A BOLA (B) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,
    devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
    (D) A RAQUETE (C) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca,
    pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.
    (E) O SAQUE (D) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma
    espessura máxima de 2mm à 4mm.

    QUESTÃO (04)
    (C ) Errar o saque.
    (C ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.
    (C ) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
    (C ) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
    (C ) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.

    QUESTÃO (05)
    (A) Efeitos; saque; empunhadura estilo clássico; empunhadura estilo caneteiro.

    QUESTÃO (06)
    (B) Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 (dois) pontos consecutivos primeiro.

    QUESTÃO (07)
    (C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.

    QUESTÃO (08)

    (D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

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  3. CEM CASTRO ALVES
    PROF: MÁCIO RICARDO
    ALUNO: RALLYSON MACIEL
    TURMA:33;09 DISCIPLINA: ED.FISICA

    QUESTÃO (01)
    (A) A exercício físico contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias.

    QUESTÃO (02)
    (B) Diabetes: Pressão Alta: Doenças Cardiovasculares: Osteoporose: Ansiedade: Alzheimer e Parkinson


    QUESTÃO (03)
    (A) A MESA (E) A bola deve ser lançada para cima (16cm no mínimo), da palma da mão livre na vertical
    e, na descida, deve ser batida de forma que ela toque primeiro no campo do sacador,
    passe sobre a rede sem tocá-la e toque no campo do recebedor.
    (B) A REDE (A) Têm 2,74m de comprimento e 1,525mm de largura e 76cm de altura. Na cor escura e
    fosca, tendo uma linha branca de 2cm de largura em toda a sua volta.
    (C) A BOLA (B) Estende-se por 15,25cm além das bordas laterais da mesa e tem 15,25cm de altura,
    devendo ser de cor escura e devem possuir a sua parte superior branca.
    (D) A RAQUETE (C) Deve ser feita de celuloide ou plástico similar, nas cores branca ou laranja e fosca,
    pesar 2,7g e ter diâmetro de 40 mm.
    (E) O SAQUE (D) O lado usado para bater na bola deve ser coberto com borracha tendo uma
    espessura máxima de 2mm à 4mm.

    QUESTÃO (04)
    (C ) Errar o saque.
    (C ) Tocar na bola duas vezes consecutivas.
    (C ) A bola tocar em seu campo duas vezes consecutivas.
    (C ) Ele ou a raquete tocar a rede ou seus suportes.
    (C ) Tocar a superfície da mesa durante a sequência.

    QUESTÃO (05)
    (A) Efeitos; saque; empunhadura estilo clássico; empunhadura estilo caneteiro.

    QUESTÃO (06)
    (B) Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 (dois) pontos consecutivos primeiro.

    QUESTÃO (07)
    (C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.

    QUESTÃO (08)

    (D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

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  4. CEM CASTRO ALVES
    ALUNO: Kelbe Ribeiro Castro
    PROF: Márcio Ricardo
    TURMA:33;09
    ED.FISICA
    1- A
    2- B
    3-(A-E)
    (B-A)
    (C-B)
    (D-C)
    (E-D)
    4- D
    5- A
    6- B
    7- C
    8- D

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  5. CEM CASTRO ALVES
    ALUNO: Manrik Genário França Costa
    PROF: Márcio Ricardo
    TURMA:33;09
    ED.FISICA
    1- A
    2- B
    3-(A-E)
    (B-A)
    (C-B)
    (D-C)
    (E-D)
    4- D
    5- A
    6- B
    7- C
    8- D

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  6. CEM CASTRO ALVES
    ALUNO: RALYSSON MACIEL
    PROF: Márcio Ricardo
    TURMA:33;09
    ED.FISICA
    1- A
    2- B
    3-(A-E)
    (B-A)
    (C-B)
    (D-C)
    (E-D)
    4- D
    5- A
    6- B
    7- C
    8- D

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  7. Aluno: David Wanderson Alves de Sousa
    Turma: 33.09
    1- (A) O exercício físico contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias.
    2- (B) Diabetes: Pressão Alta: Doenças Cardiovasculares: Osteoporose: Ansiedade: Alzheimer e Parkinson.
    3- (C) E-A-B-C-D.
    4- (D) C-C-C-C-C
    5- (E) Efeitos; saque; empunhadura estilo clássico; empunhadura estilo caneteiro.
    6- (A) Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 (dois) pontos consecutivos primeiro.
    7- (C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.
    8- (D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

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  8. Márcio Ricardo turma 33.09
    1.A
    2.b

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  9. Márcio Ricardo turma 33.09
    1.A
    2.b
    3.c

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  10. Márcio Ricardo turma 33.09
    1.A
    2.b
    3.c

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  11. Lucinete lima
    1a
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    3d
    4d
    5e
    6a
    7c
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  12. Fabiana Pinheiro Pavin 33.09
    1a.
    2b.
    3a.
    4d.
    5a.
    6a.
    7c.
    8d.

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  13. Fabiana Pinheiro Pavin 33.09
    1a.
    2b.
    3a.
    4d.
    5a.
    6a.
    7c.
    8d.

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  14. ADERSON CORSINIO DE SOUSA FILHO 33.09
    1- Qual item abaixo retrata a importância dos exercícios físicos para prevenção e combate de patologias.
    (A) A exercício físico contribui para a manutenção da qualidade de vida, e a sua adoção auxilia na prevenção e combate de patologias.
    2- Quais dessas patologias que podem ser prevenidas e cuidadas com a prática de exercícios físicos, aliada à adoção de hábitos e um estilo de vida mais saudável:
    (B) Diabetes: Pressão Alta: Doenças Cardiovasculares: Osteoporose: Ansiedade: Alzheimer e Parkinson:
    HISTÓRIA DO TÊNIS DE MESA
    O tênis de mesa teve a sua origem e desenvolvimento na Inglaterra durante a metade do século XIX, era praticado com um passatempo social (FPTM, 2006). A criação do jogo foi atribuída aos oficiais do exército inglês que estavam a serviço na Índia e não conseguiam praticar seu esporte favorito – o tênis – por que o calor era muito intenso, resolveram adaptar o tênis para uma mesa onde podia ser jogado à sombra de árvores (UZORINAC, 2001). As raquetes eram de madeira, papelão ou tripa animal, cobertas por lixas, cortiças, tecido ou borracha.

    3-Associe as colunas com suas respectivas respostas.
    (D) E-B-A-C-D


    4- A não ser que a partida sofra obstrução (não vale ponto), um atleta perde um ponto quando: marque (C) para as certas e (E) paras as erradas.
    (D) C-C-C-C-C
    5- Quais dos fundamentos abaixo são do tênis de mesa.
    (E) Efeitos; saque; empunhadura estilo clássico; empunhadura estilo caneteiro.
    6-Como se constitui uma partida no tênis de mesa.
    (A) Constitui-se de sets de 11 (onze) pontos. Pode ser jogada em qualquer número de sets ímpares. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer 2 (dois) pontos consecutivos primeiro.
    7- Os principais métodos de ensino aplicados ao tênis de mesa são:
    (C) O método japonês; o método alemão; o método sueco.
    8-Sobre o método japonês podemos afirmar:
    (D) O método japonês é baseado na repetição, na disciplina, na técnica absolutamente correta, numa evolução lenta e gradual.

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